LANÇAMENTO DO ÁLBUM – DANIEL MARQUES & QUARTETO MEDUSA

15

maio

20H00

LANÇAMENTO DO ÁLBUM – DANIEL MARQUES & QUARTETO MEDUSA

Local: Blue Note Rio
Endereço: Av. Atlântica, 1910 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Artista internacional nascido no Rio de Janeiro e atualmente residente na Espanha, Daniel Marques apresenta um espetáculo inédito com composições autorais para violão 7 cordas e quarteto de cordas. Estreando esse repertório no seu quarto álbum como solista, o violonista vem ao Brasil também para divulgar o primeiro violão flamenco brasileiro de 7 cordas. Construído através de uma modificação do modelo original criado por Paco de Lucía e seu luthier Antonio Morales Nogués, Daniel colaborou com Antonio nessa adaptação ao 7 cordas brasileiro. O álbum novo foi todo gravado com esse instrumento híbrido simbolizando o casamento da guitarra flamenca com a tradição brasileira. 

O projeto com o quarteto de cordas feminino, liderado por Janaína Salles, presta homenagem a mitologia feminina no mundo antigo. Ao contrário da referência comum enaltecendo a beleza da mulher, a Medusa expressa a força que petrifica, o mistério e o assombro. A sua força se impõe à distância, sua reputação afasta os que querem desafiá-la. Só a astúcia de um herói pode estar a altura de desvendar seu enigma. A Medusa pode ser considerada um tipo de Esfinge.

Violão e Quarteto de Cordas é um formato quase inexistente na história da música moderna e por consequência praticamente não há material brasileiro do gênero. A tentativa inaugurada por Villa-Lobos de trazer um violão brasileiro para a sala de concerto inspirou Daniel a iniciativa de misturar o boi-bumbá, o maracatu, o choro, o flamenco, o samba e a bossa com um dos formatos mais típicos da música clássica: 1o e 2o violino, viola e violoncelo. A junção com o violão 7 cordas resulta em uma sonoridade incomum para o universo de concerto, uma aventura brasileira com a fúria e a complexidade de peças para quarteto de cordas bem representados pelas mulheres virtuosas do grupo.