Luciana Souza dá voz ao Yellowjackets

20/09/2018 | 16:53

 

Por Emerson Lopes*

 

O tradicional quarteto Yellowjackets volta com mais um disco à sua altura. Raising Our Voice, lançado pela gravadora Mack Avenue, tem tudo aquilo que o fã do fusion jazz espera. Bons arranjos, som consistente, técnica apurada e a liberdade que só o jazz pode proporcionar.

A presença dos veteranos Russell Ferrante (teclado e piano) e Bob Mintzer (saxofone) já seria o suficiente para uma cuidadosa e criativa seleção musical. Mas desta vez o ouvinte terá um bônus, a presença da cantora brasileira Luciana Souza. Pela primeira vez, o Yellowjackets escala uma voz para acompanhá-los.

Luciana Souza tem uma longa carreira de sucesso no exterior, mas sempre com uma “postura” outsider. Isso nunca foi problema, pelo contrário, fez sua reputação aumentar ainda mais. A peculiar voz de Luciana aparece em sete das 13 faixas do disco.

Destaques para “Timeline” e “Man Facing North”, com a cantora praticando o scat, e a introspectiva “Solitude”, música originalmente lançada no disco Like a River, e que aqui ganha letra escrita e interpretada em português.

“Man Facing North” é outra regravação que recebe novo arranjo e a vocalização de Luciana. “Quiet”, como o próprio título sugere, é uma delicada composição de Luciana em parceria com Ferrante, que traz belas frases musicais do sax de Mintzer.

O quarteto mostra sua conhecida habilidade nos temas instrumentais “Ecuador”, com destaque para o baixista Dane Anderson e o baterista Will Kennedy, “Everyone Else is Taken”, música que traz a belíssima sintonia entre Ferrante e Mintzer, e a jazzística “Strange Time”.

Com dois Grammys na bagagem, 17 indicações e 30 discos lançados, o Yellowjackets mostra que ainda tem muito a oferecer e caminha a passos largos para conquistar novas plateias e ouvintes. Sorte nossa.

*Emerson Lopes    é jornalista, autor do livro Jazz ao seu alcance, da editora Multifoco, e apresentador do podcast Jazzy. Saiba mais sobre o livro     aqui. Ouca o podcast    aqui

COMPARTILHE