Marcelo Bonfá: show eclético nesta sexta com ex-Legião Urbana

Home / Sem classificação / Marcelo Bonfá: show eclético nesta sexta com ex-Legião Urbana

Marcelo Bonfá: show eclético nesta sexta com ex-Legião Urbana

Texto: Henrique Inglez de Souza

Foto: Divulgação

 

Marcelo Bonfá leva ao palco do Blue Note Rio, nesta sexta-feira (1°), o show ‘Raízes do Rock’. A partir das 22h30, o público confere um repertório que viaja por um apanhado plural de canções – de Raul Seixas, Erasmo Carlos e Casa das Máquinas a Vanguart, Inezita Barroso e Jorge Mautner.

O baterista e vocalista revisita suas próprias origens na música. Isso, claro, inclui sua banda e principal obra artística, a Legião Urbana. “Estou passando por uma fase de minha vida muito interessante”, diz. “Ao longo destes anos recentes, tenho me visto resgatando raízes, e percebo o quanto isso é importante.”

A proposta da apresentação não deixa de ser uma extensão do disco ‘Música de Alambique’ (2016). Norteado pelo tema “cachaça”, o mais recente disco solo de Bonfá trouxe inéditas e regravações. Mas por que prestigiar a bebida tipicamente nacional?

“Sou um produtor de cachaça orgânica”, explica o baterista, que lançou a marca Perfeição há cerca de quatro anos. “Sempre tive um pé no rural, porque nasci numa cidade pequena do interior de São Paulo [Itapira] – de onde saí bem cedo. Faz mais de duas décadas que tenho uma fazenda na Serra da Mantiqueira. E lá comecei a produzir a Perfeição, cuja identidade visual é voltada ao rock and roll.”

A noitada de logo mais, segundo ele, será inusitada, e “como é rock, me dou o direito de chutar o balde, então, vou tocar até Gal Costa!” Mas apesar do forte quê eclético, a roupagem se manterá no estilo com o qual se consagrou. “É o que sei fazer; é que faço; e o que quero fazer! ‘Raízes do Rock’ surgiu depois que percebi que o rock and roll realmente salva minha vida todo dia.”

De trás da bateria e nos vocais, Marcelo Bonfá maestra seu trio, que conta com o baixista Mauro Berman e o filho João Pedro Bonfá, na guitarra e violão. Para sua cria, adivinhe, não faltam elogios: “É um puta músico! Nós estamos juntos direto, e ele tem umas composições legais. Quero mostrar esse lado dele, que é rock and roll. É um cara incrível, e musicalmente, então, é surpreendente.”

Eis, portanto, o menu musical para o show desta sexta-feira, no Blue Note Rio. Uma saborosa salada com pegada roqueira, temperada por canções da Legião Urbana e servida por instrumentistas de primeira linha – linkando gerações do rock nacional em cima do mesmo palco.

‘Raízes do Rock’ marca o exercício de resgate que ocupa o tempo de Marcelo Bonfá atualmente. O ícone roqueiro tem feito profundos mergulhos em si próprio, os quais extrapolam o terreno da música. Ainda que isso possa sugerir inspiração para um eventual sucessor de ‘Música de Alambique’, a perspectiva é outra.

“Estou bastante voltado para o autoconhecimento”, explica. “Escrever uma letra dá um trabalho danado, não é minha veia mais promissora. É algo bem desgastante, e exige um esforço introspectivo que não estou muito a fim, não. Tenho composto, mas numa esfera, num contexto, diferente”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Assine nossa newsletter

Patrocínio

Cerveja Oficial

Meio de Pagamento Preferencial

Apoio

Rede Windsor Hoteis

Shopping Oficial

Portal Oficial

Media Partners

Apoio Cultural

Veja quem está falando do Blue Note Rio
Endereço

Av. Borges de Medeiros, 1424
Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
22430-042

Deseja trabalhar no Blue Note?
Contato