Cinejazz recebe: Taryn Szpilman

Home / Cinejazz recebe: Taryn Szpilman
Carregando Eventos
15
junho

Cinejazz recebe: Taryn Szpilman

junho 15 sexta-feira @ 20:00 - 21:30 BRT
Av. Borges de Medeiros, 1424 - Lagoa
Rio de Janeiro,Rio de Janeiro22430-042Brasil
  • Este evento já passou.

Exibição do filme Ella Fitzgerald live in Amsterdam 1957 e na sequência debate + show com Taryn Szpilman

O projeto Cine Jazz acontece desde 2010. Idealizado pelo produtor Paulo Renato Rocha (Jazzmania / Free Jazz Festival) mensalmente é exibido filme do acervo particular do curador, seguido de palestra sobre um grande nome da história do jazz. Um músico convidado especial participa de um debate/workshop após a exibição do filme e se apresenta num pocket show encerrando o programa.

Na primeira versão, o Cine Jazz aconteceu de 2010 a 2012 no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. De lá pra cá o evento passou pelo Museu do Ingá e pelo Solar do Jambeiro recebendo artistas do primeiro time da música instrumental brasileira como Victor Biglione, Ricardo Silveira, Mauro Senise, Osmar Milito, Pascoal Meirelles, Gilson Peranzetta, Carlos Malta, Roberto Menescal, Léo Gandelman, Nelson Faria e Marcos Nimrichter, Arthur Maia, Chico Batera, Kiko Continentino, Zé Canuto, Bianca Gismonti, Gabriel Grossi, BB Kramer, Delia Fisher, Wagner Tiso, Jaques Morelenbaum e Antonio Adolfo.

Em 2018 o projeto re-estreou com uma homenagem aos 90 Anos de Antonio Carlos Jobim, recebendo como convidado o consagrado arranjador e violonista Mario Adnet, que trabalhou com o maestro, com participação especial da cantora e violonista Antonia Adnet. Na abertura da noite a exibição do filme “A Música Segundo Tom Jobim” de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim (2012).

Em abril, o Blue Note recebeu uma primeira edição do evento, com a exibição do filme “Wayne Shorter & Art Blakey Jazz Messengers Live in San Remo Italia (1963)” e um show do grande Nivaldo Ornelas.

Nesta edição a artista convidada é Taryn Szpilman, que há duas décadas se aprofunda na pesquisa e resgate do Jazz&Blues, desde as raízes históricas às suas principais vertentes como o rock clássico e a soul music, apresentando o seu espetáculo que conta a história destes estilos de forma cronológica desde os anos 20 aos anos 70, nos principais festivais destes gêneros anualmente, tornando-se a sua principal voz e intérprete no Brasil, sempre escalada como “headliner” e trazendo apresentações vigorosas, evocando em sua performance a estética das atrizes do cinema clássico de Hollywood dos anos 40 e Pinups dos anos 50,  tanto no figurino, como nas influências musicais, com uma abordagem inovadora. No show, o público é envolvido e transportado numa viagem pelo tempo, pela era de ouro da música mundial.

Nascida no Rio de Janeiro ,Taryn é a quinta geração de uma família de grandes músicos e maestros , como seu tio avô Wladislaw Szpilman que teve a vida retratada  no filme de Roman Polanski vencedor do Oscar , O Pianista, seu avô Waldemar Szpilman, parceiro do renomadíssimo compositor Heitor Villa Lobos , e seu pai Marcos Szpilman, maestro-fundador da Rio Jazz Orchestra, da qual ela é cantora e diretora artística hoje em dia.

É citada por Roberto Menescal, como a cantora de maior emissão vocal do Brasil, por Jô Soares como a melhor interpretação de Billie Holiday que ele já viu, além de colecionar inúmeros elogios da crítica especializada sobre seus shows e discos.

Alcançou a posição de uma das mais importantes vozes da Disney, com a sua participação como a protagonista no Brasil da super premiada animação Frozen, onde é a voz oficial da Rainha Elsa, cantando e dublando como atriz.

Taryn gravou 4 cds solo, destacando-se o seu mais recente Nouveau Vintage Café, onde conseguiu uma alquimia especial, e tem entre seus convidados desde jazzistas americanos a exímios sambistas brasileiros, flertando com tendências contemporâneas como o trip hop, e electro swing além de celebrar canções do blues de raiz. Tem em suas experiências internacionais, a gravação de um disco em 2003, produzido a convite do guitarrista da mitológica banda The Police, Andy Summers , realizado em seu estúdio em Los Angeles, Califórnia.

Gravou ao longo dos anos 2000, produzida por Roberto Menescal, várias coletâneas recheadas de clássicos da música internacional, em versão Neo Bossa , como Beatles, Billie Holiday, Punk in Bossa, Aretha Franklin, dentre outros, atingindo excelente vendagem e execução no mercado mundial, especialmente na Asia.

Em setembro de 2017 Taryn foi convidada pelo diretor Jayme Monjardim para interpretar 3 canções e atuar na novela “Tempo de amar”, da Rede Globo, uma trama que se passa os anos 20. O Clássico do Jazz “Thou Swell” tema da personagem de Regina Duarte, interpretado por Taryn, foi lançado na trilha sonora da novela pela gravadora Som Livre.

“Taryn é a nossa Joss Stone brasileira”

Tárik de Souza  crítico musical do Jornal do Brasil

SESSÕES DOS SETS ARTÍSTICOS:

  • Sessão : 20:00hrs

VALORES:

Preço único para todos os setores.  

R$ 70,00 | inteira
R$ 35,00 | meia

ATENÇÃO PARA AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

  1. Setor único: adotamos o modelo “first come, first served”. Assim, chegue cedo para garantir o seu lugar. Mesas marcadas apenas para Membros do Blue Note Rio Club pelo canal de relacionamentos.
  2. Horários de entrada e saída do Club conforme padrão internacional do Blue Note:
    Primeiro set: abertura do clube às 19h. Após o término, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos.

A permanência no club seguirá o tempo de fechamento da casa a cada noite.

Detalhes

Data: junho 15 sexta-feira
Hora: 20:00 - 21:30
Evento CategoriesJazz, Night

Local

Venue Name: Blue Note Rio
Address: Av. Borges de Medeiros, 1424 - Lagoa
Rio de Janeiro,Rio de Janeiro22430-042Brasil

+ Google Map

Assine nossa newsletter

Patrocínio

Cerveja Oficial

Meio de Pagamento Preferencial

Apoio

Rede Windsor Hoteis

Shopping Oficial

Portal Oficial

Media Partners

Apoio Cultural

Veja quem está falando do Blue Note Rio
Endereço

Av. Borges de Medeiros, 1424
Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
22430-042

Deseja trabalhar no Blue Note?
Contato