Voltar
CineJazz apresenta Chet Baker por Paulinho Trompete

27 out

CineJazz apresenta Chet Baker por Paulinho Trompete

sábado, 27 outubro 20h00

COMPRAR

 

Nesta quarta edição, o projeto presta homenagem a um dos maiores ícones da história do jazz, o trompetista e cantor norte americano Chet Baker.

Chet Baker sempre foi influenciado pelo seu pai, guitarrista, de quem herdou a paixão pela música e de quem recebeu, aos 10 anos de idade, um trombone. Amante do Jazz, não tardou em conquistar o sucesso, sendo apontado como um dos melhores trompetistas do género logo com o seu primeiro álbum. Ainda bem jovem, passou a integrar grupos de renome da música americana da época. Os seus primeiros trabalhos foram com Stan Getz. Porém, Chet só conheceu o sucesso depois do convite de Charlie Parker (Bird), em 1951, para uma série de apresentações na Costa Oeste dos Estados Unidos.

Em 1952 entrou para a banda de Gerry Mulligan, alcançando grande notoriedade com a primeira versão de “My Funny Valentine”. Entretanto, devido aos problemas de Gerry com as drogas, o quarteto acabou por ter uma vida curta, sustentando-se por menos de um ano. Mas o talento de Chet logo o transformaria num ídolo, por toda a América e pela Europa. Especialistas dividem a vasta obra do músico em duas etapas: a fase “cool”, do início da sua carreira, mais ligada ao virtuosismo jazzístico, e a outra, a partir de 1957, quando a sensibilidade na interpretação torna-se ainda mais evidente. Avesso às partituras, Chet não deixou, entretanto, de integrar as big bands americanas. Era dotado de uma extrema criatividade, inaugurando um modo de cantar no qual a voz era quase sussurrada.Possivelmente, exerceu grande influência em alguns dos grandes nomes da bossa nova, como João Gilberto e Carlos Lyra.

O músico faleceu em Amsterdam em 1988. O filme a ser exibido, foi gravado na Bélgica em 1964 e traz Chet no auge da carreira numa apresentação onde ele foi acompanhado pelos músicos europeus Jacques Pelzer(sax,) Rene Urtreger (piano), Luigi Trussardi (baixo), Franco Manzecchi (bateria).

O artista convidado é o trompetista carioca Paulinho Trompete. O músico iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, atuando em bailes com várias bandas, como Ed Lincoln, Os Devaneiros, Laffayete, Som 7 e Cry Baby. Ao lado de Edison Machado e Tania Maria , tocou  em vários clubes e teatros, com destaque para o Olympia de Paris e o Carnegie Hall de Nova York. Atuou também com artistas internacionais, como Dexter Gordon, Dizzy Gillespie, Jimmy Smith, Ray Charles e Chet Baker.Ao longo de sua trajetória, participou de gravações com Chico Buarque, Leny Andrade, Gal Costa, Nana Caymmi, Alcione, Gilberto Gil, Azymuth, Emílio Santiago, João Nogueira, Cazuza, Barão Vermelho, Adriana Calcanhoto, Cauby Peixoto, João de Aquino, Daniela Mercury e Clara Moreno, entre outros artistas.

O Cine Jazz tem curadoria do jornalista, produtor e pesquisador carioca Paulo Renato Rocha

SESSÕES DOS SETS ARTÍSTICOS:
Sessão : 20hrs

VALORES:
Preço único para todos os setores.

R$ 90,00 | inteira
R$ 45,00 | meia

Membros do clube de fidelidade do Blue Note têm descontos de até 20% nos ingressos – Clique aqui e faça parte do club mais exclusivo do Rio de Janeiro!

ATENÇÃO PARA AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

Setor único: adotamos o modelo “first come, first served”. Assim, chegue cedo para garantir o seu lugar. Mesas marcadas apenas para Membros do Blue Note Rio Club pelo canal de relacionamentos.
Horários de entrada e saída do Club conforme padrão internacional do Blue Note:
Primeiro set: abertura do clube às 19h. Após o término, o público deverá deixar o salão em até 30 minutos.

Bilheteria: (21) 3799-2500

promocao